24/06/2013

Little changes | About eco-friendly cosmetics

lips | via Tumblr

Nós preocupamo-nos com a aparência, é um facto; é ela que define a 1ª impressão que temos acerca de uma pessoa; é esta preocupação que torna tão bem sucedida a indústria dos cosméticos.

No dia-a-dia somos constantemente abordados por promessas de qualidade e eficácia aliadas a inovação e preços baixos. Ele é brilho intenso e duradouro, ele é resultados imediatos. Ele é "leve 50, pague 30", ele é "a última tecnologia em não-sei-o-quê". A marca X e a marca Y. Igual ao da pessoa X e da pessoa Y. A tendência X e a tendência Y.

Eu gosto, a maior parte das pessoas gosta.

Deus! Lava-me a alma ficar em frente ao espelho e experimentar tudo e mais alguma coisa com maquilhagem!

E ler blogs sobre a parafernália de cremes, tónicos, esfoliantes e etc que há por aí?!

E ver as toneladas de batons, blushes e companhia de algumas bloggers que os mostram como se cada uma de nós pudesse ter à sua disposição contentores e contentores destes produtos?!

São tantas cores e tão bonitinhas...

Eu gosto, a maior parte das pessoas gosta.

Mas eu e a maior parte das pessoas sabemos que esses produtos fazem mal à pele, prejudicam a nossa saúde. E eu e a maior parte das pessoas não lhe damos importância.

Contudo, há escolhas a fazer, alternativas a besuntar a pele com cerca de 515 químicos (potencialmente tóxicos) diariamente, como algumas mulheres fazem sem saber. Ou sem querer saber.

Estas possibilidades existem, apesar de não nos oferecerem tanta diversidade a preços tão baixos, apesar de não nos deixarem de olhos vidrados em anúncios publicitários ao ver barbies que nos gritam "Tu podes ser assim!". Talvez devamos convencer-nos de que nunca vamos precisar de 30 batons, quando 5 escolhidos ponderadamente são mais do que suficientes. Não precisamos de uma dúzia de máscaras para pestanas que fazem todas o mesmo, só porque nos deixa orgulhosas vê-las decorar o nosso toucador. 

"Tu podes ser assim!"

Eu gostava, a maior parte das pessoas gostava.

"Tu podes ser assim!"

Mas podes fazer escolhas conscientes.

Há marcas de cosméticos cujos produtos não são testados em animais.

Há marcas de cosméticos cujos produtos não prejudicam o ambiente.

Há marcas de cosméticos cujos produtos não contêm substâncias tóxicas.

Este texto não tem a pretensão de mudar a "sociedade do consumo", não promete que eu própria (que me babo ao saber que a Women's secret tem mousse blushes a 1€) deixe de usar todos os cosméticos que comprei até agora.
É claro, esta medida de que falo é apenas um exemplo da mudança de hábitos de que precisávamos. Este texto não garante que eu deixe de comprar vestuário feito à base de petróleo ("Deus me livre!") e em países do 3º Mundo, que reduza a utilização de sacos de plástico, que dê prioridade ao que é biodegradável, que diminua a minha pegada ecológica.

Este texto pretende mostrar alternativas, para que não próxima vez que comprarmos, eu e a maior parte das pessoas sejamos conscientes das nossas escolhas.

Eu vou tentar optar por cosméticos amigos do ambiente e da minha pele (o tal blush não conta). E tu?


(post sobre alguns produtos e marcas brevemente)

(english version soon)

Sem comentários: